quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O pai dos efeitos especiais - George Méliès

O pai dos efeitos especiais, um dos percursores da sétima arte, o alquimista da luz e por muitos o melhor cineasta: George Méliès. Esse francês nascido em Paris, no dia 8 de dezembro de 1861 é uma das figuras mais conhecidas no cinema. Méliès era de uma família que trabalhava no ramo da produção de sapatos, algo muito importante na época, mas dedicou sua vida a arte.


Em uma viagem a Londres, se identificou com um talento que foi o centro da sua carreira: o ilusionismo. Desde então seu talento se abrangia cada vez mais, e para a época, suas técnicas eram de um avanço inacreditável.
Iniciou sua carreira no cinema, após ganhar uma câmera de Robert William Paul. Ele ficou tão animado, que saia filmando cenas cotidianas. Em uma dessas gravações, a câmera de Méliès parou, mas as pessoas não pararam de se mexer, e quando ele voltou a filmar, a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele estava filmando, foi quando George nomeou esse efeito de stop-action.
Méliès fez mais de 500 filmes, em sua maioria filmes de curta metragem. A sua carreira de ilusionista foi muito importante para a sua jornada no cinema, pois isso ajudou ele a criar incríveis efeitos especiais, que na época foi considerada uma revolução.
O filme mais famoso de Méliès foi sem dúvidas "Viagem à Lua (Le voyage dans la lune)", que apresentou técnicas de efeitos especiais surpreendentes para o seu ano de lançamento (1902), além de ser um filme com cenários e figurino feitos à mão. Veja abaixo a versão pintada manualmente:



Em 2011 foi lançado " A invenção de Hugo Cabret", um filme incrível  que trás um pouco da realidade de Méliès para os tempos atuais.
Eu considero Méliès o meu cineasta preferido, por sua decisão de viver uma vida pela arte, pelo seu talento, pela sua dedicação e principalmente por ter sido um artista que buscava sempre pela qualidade, independente dos obstáculos.  

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Um filme inspirador - O fabuloso destino de Amélie Poulain

Um elenco talentoso e uma produção técnica incrível deram resultado ao filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain", que por esses motivos, teve cinco indicações ao Oscar de 2002, incluindo o de melhor filme estrangeiro, por ser um filme francês.


Audrey Tautou interpreta Amélie, uma jovem mulher que trabalha em uma lanchonete, e definitivamente sonha acordada. Tudo em sua vida muda quando ela encontra uma caixa com objetos em seu apartamento. A história sem dúvidas é interessante e inspiradora, e muitos que assistem se indentificam com características das personagens.
Este é um filme denominado "bonitinho", mas diferente de outros filmes categorizados assim, "O fabuloso destino de Amélie Poulain" é contado de uma maneira inusitada e inteligente, e é isso que diferencia esse de outros filmes.
Esse clássico do cinema francês é rico em detalhes, que ao serem percebidos dão uma admiração maior a obra. O filme tem uma fotografia incrível e um enredo dinâmico que prende o telespectador e desperta diferentes emoções.
"O fabuloso destino de Amélie Poulain" é prova de que o diálogo direto entre personagens não é necessário, pois o casal do filme conversam apenas uma vez no filme todo, e mesmo assim o filme é um sucesso.
Recomendo o filme para todos. Vale a pena assistir!

Deixe sua opinião sobre "O fabuloso destino de Amélie Poulain" nos comentários.

Um grande livro, uma grande série - Under the dome

Carrie, a estranha, O iluminado e A espera de um milagre são livros de  Stephen King que viraram grandes filmes e seriados. Mas um dos mais famosos e comentados é "Under the dome". Uma série onde um domo misterioso, impenetrável e indestrutível aparece ao redor de Chester's Mill, uma cidade de moradores comuns, que depois deste acontecimento lutam pela sobrevivência de suas famílias.
A série foi levada para a TV por ninguém mais, ninguém menos do que Steven Spielberg, que após ler o romance, comprou os direitos do livro e deu início a  este incrível seriado.


"Under the dome" é composta, até o momento, por duas temporadas de episódios emocionantes e imprevisíveis. Alguns sites dizem que a terceira temporada já está em andamento, mas até o momento não tem nenhuma confirmação oficial.
Esta série, realmente prende o telespectador. Quando você menos espera, acontece um fato inesperado.
"Under the dome" é realmente uma adaptação, pois a história é muito diferente do livro. Personalidades, acontecimentos e características são alteradas nos roteiros, por isso a série foi centro de muitas críticas de leitores, mas mesmo assim não deixa de ser uma história envolvente e interessante.
Uma ficção de sucesso no mundo todo, que vale muito a pena assistir!

Deixe sua opinião sobre "Under the dome" nos comentários.

Um clássico do cinema - Bonequinha de luxo

"Bonequinha de luxo" é um clássico do cinema, que encantou e ainda encanta todos que assistem. Não é à toa que recebeu cinco indicações ao Oscar de 1962, e venceu em duas categorias (melhor canção original e melhor trilha sonora), então podem esperar um filme de canções marcantes e envolventes.


O filme que é estrelado por Audrey Hepburn, retrata a vida de Holly Golightly, uma socialite, que aparentemente tem uma vida de luxo e de riqueza. A história é baseado em um livro de Truman Capote, e dirigido por Blake Edwards.
Um filme de ótima direção, produção e elenco, e um roteiro onde é apresentado uma realidade de muitas mulheres da época.
Poucos sabem, mas "Bonequinha de luxo" inicialmente teria a atuação de Holly feita por Marilyn Monroe, que foi aconselhada a não fazer o filme, pois interpretar uma prostituta, acabaria com a sua imagem. Provavelmente Marilyn se arrependeu, pois Audrey Hepburn só teve sucesso com seu papel.
A personagem Holly tinha características que foram omitidas, como a da bissexualidade, pois na época o público cinematográfico era composto de uma massa conservadora, que provavelmente não aceitaria algo do tipo.
Esse é um clássico do cinema que vale muito a pena assistir!

Deixe sua opinião sobre "Bonequinha de luxo" nos comentários.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Histórias para "criança" - Once Upon a Time

Quem nunca viu as clássicas histórias de contos de fada? Contadas por livros, filmes ou até mesmo por desenhos?
É esse o tema central da série "Once Upon a Time", onde os tradicionais personagens das "histórinhas infantis" são apresentados em duas histórias simultâneas.


De primeira vista, parece uma série infantil, mais ao assistir, esse conceito é totalmente mudado.

A série conta que após o casamento de Branca de Neve, uma grande maldição foi lançada sobre os personagens de contos de fadas, pela rainha, madastra de Branca. Os personagens foram condenados a viver em Storybrooke, uma pequena cidade localizada nos Estados Unidos.

Quem procura por uma série envolvente e emocionante, deve assistir Once Upon a Time.
A série atualmente é composta por 4 temporadas, e 22 episódios em cada uma delas, e cada episódio traz a realidade de um personagem ou de uma história, além de constituir situações entre os personagens.
Veja o trailer da 1º temporada:









terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cine & Cena

Cinema, teatro, seriados, livros, e todo tipo de entretenimento está presente na vida de muitos adolescentes atualmente! Quem não gosta de ver um filme? Ou, até acompanhar episódios de um seriado?
E é sobre isso que vou falar aqui, sobre todos esses assuntos que estão ao meu redor todos os dias. Fazendo criticas, análises, comentando, indicando e postando sobre curiosidades e informações diferentes. Bem, ainda não sei direito, mas espero que vocês gostem!